Aprenda a usar as redes sociais a seu favor

Saiba usar as redes sociais a favor do seu marketing pessoal.
Marketing Pessoal nas redes Sociais

Marketing pessoal: use as redes sociais a seu favor

Escrito por Gabriel Galvão em 25 fev, 2010

Marketing pessoal não é nenhum assunto novo. Redes sociais também não. A relação entre os dois é que não é muito bem compreendida por muitos profissionais, que acham que basta estar nas mídias sociais para melhorar seu destaque no mercado de trabalho. Como já dito em alguns artigos pela blogosfera, o simples fato de se inscrever e editar um perfil em algum site de relacionamento não quer dizer que você realmente “está” lá. E justamente por isso nenhum marketing pessoal surte efeito quando você não é atuante dentro das redes sociais.

Estratégias para elevar seu destaque no mercado devem envolver também a atuação dentro das redes sociais. Twitter, Facebook e LinkedIn e outras páginas de relacionamento dão uma prévia de quem é o indivíduo, suas habilidades e experiências, aspirações profissionais e o que está fazendo para alcançá-las. Mas, como dito acima, não basta apenas sair postando tudo que pensa a cada quinze minutos. A qualidade do que você publica reflete o quão sério você se apresenta nas redes sociais.
E como levar as redes sociais a sério?

Não falo em tratar as redes sociais de forma sisuda. Eu mesmo não uso as redes sociais apenas para falar de trabalho. Contudo, posso garantir que a maioria das minhas postagens traz algo interessante para quem me acompanha digitalmente. Algumas dicas podem ser observadas para que você seja alguém de destaque dentro das redes sociais:

Esteja presente, mas não seja um chato: poste regularmente, mas não de minuto em minuto. Qualidade não quer dizer necessariamente quantidade, principalmente se você estiver no Twitter, onde muitas postagens seguidas tornam seu perfil enfadonho e inconveniente. Se você estiver usando microblogs (e praticamente todas as redes estão aderindo a esse recurso), dez postagens ao longo do dia já dá para fazer com que as pessoas notem você e seu marketing pessoal;
Entregue valor: pessoas que publicam apenas frases de interesse exclusivamente pessoal para o autor, como “comendo pipoca e assistindo filme”, “acabei de voltar da academia” e “vou dormir agora”, de certa forma demonstram que ele está mais interessado em falar apenas dele, e pessoas que falam somente de si mesmas são consideradas pedantes e egoístas. Para ser relevante, não fale apenas de si. Trate de assuntos que possam interessar a muitas pessoas. Só assim poderá fazer com que seus contatos nas redes sociais vejam em você pontos semelhantes neles;
Dialogue: relacionamentos, mesmo em meios virtuais, são vias de mão dupla. Quando você somente fala, sem dar a chance do outro responder ou menosprezando o que ele diz, torna-se um verdadeiro chato. Faça perguntas, enquetes, responda questionamentos, enfim, converse com as pessoas. É a forma mais primitiva e eficiente de fazer amigos, e um dos requisitos do marketing pessoal.

Usando as redes sociais a seu favor, suas ações para incrementar seu marketing pessoal tornam-se bem mais eficientes. O poder das redes sociais amplifica sua voz e divulga seu perfil profissional para os quatro cantos do mundo. Por isso, cuidar da sua rede é fundamental.

Veja o original em:

http://www.pontomarketing.com/marketing/marketing-pessoal-use-as-redes-sociais-a-seu-favor/#ixzz1SJjMFX4G
ou siga no Twitter: @pontomarketing
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